terça-feira, 22 de abril de 2014

Estudo Bíblico: O que vou fazer no céu?

Apocalipse
-Introdução: Tenho certeza que quando se fala em céu, você logo pensa em uma multidão de pessoas de branco cantando. Não é verdade? Eu também. Mas teria algo mais para fazer no céu? Qual seria nossa ocupação durante toda a eternidade? Creio que só saberemos plenamente quando estivermos lá. De uma coisa tenho certeza, que o céu não é um lugar monótono. Teremos muita atividade lá.
O Apocalipse descreve algumas cenas vistas pelo apóstolo João dos remidos em ações específicas e baseado nestas ações, vamos estudar o que poderíamos fazer quando chegar ao céu. Baseado nestas informações poderemos saber se estamos nos preparando para ir morar no céu.
Você está preparado para ir pro céu?
Vamos estudar o que o Apocalipse fala sobre isso:
1- LOUVARApocalipse 5.9,10
A primeira coisa que faremos no céu é louvar a Deus.
Imagine passar a eternidade cantando. Isso prova que o céu é um lugar de alegria. Há pessoas que cantam o dia inteiro enquanto trabalham. Quem não gosta de louvor não está preparado para morar no céu.
Por isso precisamos aprender muitos hinos e cânticos para passar a eternidade cantando. Lógico que isso é subjetivo! Ninguém sabe o que cantaremos lá, pois entoaremos um novo cântico do cordeiro.
Você tem louvado a Deus?
Louve ao Senhor como um cidadão do céu!
                              
2- ADORARApocalipse 5.12,13
Além de louvar vamos também Adorar. Mas, não é a mesma coisa? Não. Adorar é se prostrar diante de Deus em total submissão. Como súditos que se dobram diante de seu rei, assim nos renderemos totalmente ao Senhor Jesus.
Precisamos buscar uma vida de adoração a Deus. Render-nos de joelhos e confessar com os lábios que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2.9-11).
O louvor pode talvez enganar alguém, mas a adoração é direta para Deus que vê nosso coração e recebe nossa sincera entrega ao Senhor.
Você tem adorado a Deus?
Prostre-se diante do Senhor e o adore como seu Deus!

3- REUNIRApocalipse 7.9,10
No céu acontecerá uma grande reunião de todos os salvos de todos os tempos. Será um número incontável de pessoas. Estaremos juntos para sempre. No céu ninguém vai ficar sozinho. Jesus disse que há uma só casa no céu [“na casa de meu Pai” SINGULAR (João 14.1)] e que nesta grande casa haverá muitos quartos [moradas].
Com isso aprendemos a importância de congregar (Hebreus 10.25). Quem não gosta de se reunir com os irmãos, talvez não esteja preparado para ir morar no céu onde dividiremos tudo em conjunto.
Você tem congregado?
É preciso aprender a conviver com os irmãos!

4- SERVIRApocalipse 7.15; 22.3
Servir significa trabalhar e servo é o trabalhador.
No céu haverá serviço! Quem já deu uma festa sabe que antes, durante e depois há muito trabalho. Assim será na grande festa celestial. Teremos muito que fazer para servir a Deus.
Isso nos ensina que o céu não é lugar para preguiça. Todos servirão ao Senhor Jesus. Quem não gosta de servir ao próximo e não trabalha na Igreja não está se preparando para ir morar no céu. Enquanto o crente trabalha, não tem tempo para pecar.
Você tem servido ao seu próximo?
Exerça um ministério na obra de Deus!

5- DESCANSARApocalipse 14.13
Quem trabalha tem direito a descanso. Como é bom descansar! No céu também vamos descansar dos problemas desta vida terrena. Lá não haverá dor, tristeza, doença nem indisposição ou cansaço.
Aqui na terra é lugar e tempo de lutar. No céu é lugar e tempo de receber nossa recompensa e descansar no Senhor. Não haverá medo ou ansiedade no céu, por isso todos serão bem dispostos.
Você tem descansado no Senhor?
Confie em Deus e descanse de suas preocupações!

6- CEARApocalipse 19.9
Haverá uma grande Ceia no céu. Será a Bodas do Cordeiro. Um grande banquete preparado para festejar a chegada dos remidos. Como uma família que se reúne para comer juntos, Deus reunirá seus filhos para cear.
A Santa Ceia ou Ceia do Senhor é um símbolo desta reunião celestial. Cada vez que participamos da Ceia nos preparamos para ir morar no céu e anunciamos que Jesus morreu, ressuscitou e voltará (I Coríntios 11.25). A comunhão nos prepara para a vida eterna por que precisamos pedir perdão pelos pecados, reconciliar com os irmãos e santificar nossa vida.
Você tem participado da Ceia do Senhor?
Nunca perca a oportunidade de participar da Santa Ceia!

7- REINARApocalipse 22.5
Todos os salvos receberão uma coroa no céu e reinarão junto com Cristo o Rei dos Reis.
Mesmo que você não tenha exercido alguma função de destaque nesta terra, lá no céu será um príncipe ou princesa juntamente com Jesus. Como Filhos de Deus teremos direito ao Reino dos Céus que Jesus tanto falou.
Um rei deve ter comportamento exemplar, então devemos ter testemunho de vida a exemplo de um príncipe e filho de Deus. Quando damos mal testemunho estamos perdendo a nossa coroa (Apocalipse 2.10).
Você tem buscado dar testemunho de vida?
Antes de qualquer palavra ou atitude lembre-se que você é um Filho de Deus e reinará no céu!

Prepare-se para ir morar no céu!
-CONCLUSÃO:
Se você fosse se mudar para outro país, procuraria saber os costumes do lugar antes para se preparar para uma boa adaptação. Como cidadãos do céu, devemos nos preparar para viver a eternidade com Deus e fazer a Sua vontade.
Através destes verbos ‘louvar, adorar, reunir, servir, descansar, cear e reinar’ referindo-se aos salvos, pode-se entender o que faremos no céu.
Se nos lembrarmos destes verbos e procurar cumprir estas palavras estaremos nos preparando para a eternidade.
Você tem praticado estes verbos?
Procure viver aqui na terra como quem vai morar no céu!

Estudo Bíblico: Sinais do fim

6  Marcos 13.3-13 6
Ouvimos muito sobre a volta de Jesus e o final dos tempos, mas quais são as palavras de Jesus a respeito disso e quais são os sinais destes acontecimentos?
Não sabemos quando será a volta de Jesus nem a grande tribulação ou arrebatamento, mas podemos ter certeza que já temos os sinais do fim que Jesus chamou de ‘princípio das dores’.
Vamos analisar este texto e aprender sobre os sinais do fim do mundo e a volta de Jesus:

# Falsos profetas: v.5,6
O primeiro sinal que Jesus nos adverte é que haveria falsos profetas e falsos cristos.
Alguns exemplos de falsos profetas são:
     -aqueles que cobram para fazer orações e ungir com óleo;
     -comércio da fé (II Pedro 2.3);
     -pregadores que marcam a data da volta de Jesus;
     -seitas e falsas religiões;
M Guerras: v.7,8ª
O segundo sinal do Fim dos tempos são as guerras.
No século XX tivemos duas guerras mundiais.
Nações têm se levantado contra a própria nação (guerras civis) e reinos  contra os próprio reino (revoluções).

h Terremotos: v.8
Outro sinal do fim é o aumento dos tremores que mostram como a terra está em desequilíbrio apontando para um fim.
Segundo o APOLO 11[1], aproximadamente 100 tremores de baixa intensidade abaixo de 2.5 graus ocorrem diariamente, mas esse número cresce a cada dia, à medida que novas estações sísmicas são instaladas e também devido à maior sensibilidade dos instrumentos.



Fome: v.8
Já temos 7 bilhões de habitantes no planeta e há estudos que comprovam que o mundo terá 9 bilhões de pessoas em 2045 e não tem capacidade para manter com alimentos este número de pessoas[2].



Perseguição: v.9 e 11
Esta profecia nunca foi tão real como está detalhada aqui.
A Igreja já sofreu perseguições e massacres cruéis, mas haverá um tempo em que será uma perseguição institucionalizada. O texto explica que os servos de Deus serão levados diante das autoridades para prestar depoimento de sua fé. É o que está acontecerá com o Projeto de Lei 122 que criminaliza a pregação das igrejas como ato de homofobia.



Avivamento: v. 10,11
Antes de acontecer o fim também acontecerá um grande avivamento na terra. O evangelho será pregado em todas as nações e os crentes, mesmo perseguidos serão cheios do Espírito Santo.
A Bíblia está sendo traduzida para milhares de línguas com rapidez devido aos novos recursos tecnológicos de tradução como, por exemplo, o Google tradutor. Missionários têm sido enviados de todos os países para todo o mundo.
Jesus seria injusto se voltasse sem que algum povo estivesse avisado. Por isso antes do fim haverá um grande avivamento preparando o  mundo e a Igreja para a volta de Jesus.

DTribulações nas famílias: v.12
Um grave problema que já vivemos é que as famílias têm sido alvo de muitas tribulações. Lares têm sido destruídos pelos vícios, prostituição e outras maldades. Além disso, grande parte da juventude atual não quer mais constituir família e o homossexualismo tem sido defendido fortemente como um estilo de vida superior ao modelo tradicional de família.
Este processo de desconstrução da Família é também cumprimento das profecias sobre o fim do mundo.

% Salvação pela Perseverança: v.13
Depois de apresentar todos os problemas do princípio das dores, Jesus ensina aos crentes como serão vitoriosos. Cada vencedor receberá um galardão como prêmio de suportar tudo. A perseverança é o segredo para suportar todas estas coisas. Os cristãos precisam aprender que perseverar significa vencer obstáculos.
Muitos evangélicos não estão sendo perseverantes, pois por qualquer probleminha saem de suas igrejas e há até pastores que incentivam trocar de igreja. Isso é problema por que um servo de Deus tem que aprender a perseverar ‘até o fim’ e não até ter uma dificuldade.


Panorama dos Sinais do Fim:

Estudo Bíblico: Quando será o fim do Mundo?

Mateus 25.13
“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora
-Introdução: Vivemos às vésperas do dia marcado pelos antigos Maias para o fim do mundo. A data de 21/12/12ganhou sentido místico pelo seu formato e muitos começaram a acreditar pelo fato de acontecer muitas catástrofes naturais até então. Baseado nesta data, filmes foram gravados e não faltaram previsões para o fim de tudo.
Olhando pelo lado natural e humano pode-se perceber que o planeta Terra está quase em seu limite de exploração de recursos e a sua fragilidade começa a ser demonstrada a cada dia. A natureza está reagindo a cada dia revelando sua finitude e necessidade de preservação.
De um ponto de vista bíblico e profético os sinais do fim serão mostrados na natureza (Mateus 24.29). Os selos do Apocalipse mostram que haverá guerras (Ap. 6.3,4), fome (Ap. 6.5,6), doenças (Ap. 6.7,8) e terremotos (Ap. 6.12,17). As trombetas do Apocalipse anunciam queimadas das florestas (Ap. 8.7), morte dos peixes (Ap. 8.8,9), fim da água potável (Ap. 8.10,11) e poluição da atmosfera (Ap. 8.12,13). Os flagelos do Apocalipse falam de doenças cancerígenas (Ap. 16.2) e aquecimento solar (Ap. 16.8,9).
Todos estes fatores revelam que realmente o fim do mundo não está tão longe. Há algum tempo, muitos não acreditavam no fim do mundo, mas hoje até os cientistas usam este argumento para explicar a sequência de desastres naturais.
O fim do mundo tem data e hora marcadas?
Vamos buscar respostas para as perguntas ‘quando’, ‘como’ e ‘onde’ será o fim do mundo:
1- Quando seráMateus 24.36 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai
Quando Jesus pregava sobre a vinda do Reino de Deus, deixou bem claro para os discípulos que NINGUÉM, nem Ele mesmo sabia a hora de seu retorno. Esta declaração se repete em Marcos 13.32 para confirmar as palavras de Jesus. A volta de Jesus será tão rápida quanto um piscar de olhos (I Coríntios 15.52) ou um relâmpago (Lucas 17.24) e “por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados (Mateus 24.22).
Se o próprio Jesus que voltará e cumprirá todas as coisas, disse que não sabia o dia e a hora, nenhum ser humano é capaz de prever um fato deste. Somente Deus que é maior que tudo, eterno e infinito pode dizer quando será o fim da sua criação. O Senhor Deus começou tudo e Ele mesmo findará.
Só Deus sabe o dia e a hora do fim!
                              
2- Como seráLucas 21.34 “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço
Embora existam detalhes bíblicos sobre como será o fim do mundo, o mais importante é se você está preparado para isso. Como está a sua vida? A volta de Jesus é uma ótima notícia para quem serve a Deus e péssima notícia para quem não vive com Ele.
Se você é um salvo em Jesus, não precisa temer o fim do mundo porque Deus guardará os seus e arrebatará sua Igreja (Lucas 17.34-36). Se não estivermos aqui quando isso acontecer, sabemos que “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (I Tessalonicenses 4.16). Mas se você não está na presença de Deus deve mesmo temer porque “vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (Efésios 5.6).
Quem vive para Jesus está preparado para o fim do mundo!

3- Onde seráAtos 1.6,7 “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;”
Os discípulos viram Jesus subir ao céu ficaram maravilhados com a beleza desta cena, então um anjo interrompeu o momento para dizer que não precisavam ficar olhando para o céu porque “esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (Atos 1.11).
Se Jesus virá do mesmo modo que subiu, então podemos entender que aparecerá entre as nuvens e os seus discípulos estarão lá e “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá (Apocalipse 1.7). No fim do mundo Deus reunirá todas as pessoas que já viveram e “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.10,11).
O importante não é onde será o fim e sim que estejamos com Jesus!
Prepare-se para o fim!
-CONCLUSÃOMateus 24.50 “virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe
Esta não foi a primeira previsão do fim do mundo nem será a última. Em cada geração se levantam falsos profetas anunciando o fim do mundo com data e hora marcadas.
O evento mais importante do fim do mundo não será a destruição da terra e sim a volta de Jesus “segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (II Pedro 3.13).
A ênfase do evangelho não é no horário ou dia em que acontecerá o cumprimento das profecias e sim em sua mensagem. Por isso Jesus comparou com um patrão que fez uma viagem e chegou de surpresa pegando o encarregado maltratando seus companheiros (Mateus 24.45-21). O Senhor Jesus é o dono de tudo e quando Ele voltar quer nos encontrar servindo a Ele e amando nosso próximo.
Jesus está voltando!

Estudo Bíblico: Como estudar a Bíblia?

Deuteronômio 30.8-14
Introdução: O estudo da Bíblia é muito importante para o cristão porque o capacita para testemunhar o evangelho.
Quanto mais você aprende da bíblia mais você tem condição de entendê-la (Marcos 4.25) e quanto menos conhece, menos entende. Muitas pessoas não lêem a bíblia porque não a entendem. Mas para entendê-la é preciso mais que leitura, estudo, pesquisa e muita dedicação. Porém quem não estuda a bíblia na maioria das vezes não o faz porque não sabe.
Um cristão dedicado  precisa de um método que nos ajude a estudar a bíblia. O método que vamos aprender se chama Lectio divina e apresenta uma Escada de conhecimento.
Histórico: Este estudo foi baseado no livro A leitura orante da bíblia que apresenta este método criado pelo monge Cartuxo Guigo na Europa por volta de 1150. Lectio divina significa leitura divina ou leitura orante da bíblia.
1° passo: João 5.39
LEITURA
 A base para o conhecimento bíblico é a leitura ou muito mais que isso, o estudo e pesquisa sobre o texto bíblico. A leitura deve ser diária e constante. A bíblia pode ser vista de longe e superficialmente ou de perto na busca do conhecimento. A boa leitura passa por 3 níveis.
1° nível: Leitura Literária
Leitura
Literária
Conhecer o texto, o que diz, o significado das palavras e expressões, como se situa dentre do contexto, etc.
2° nível: Leitura Histórica
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
Entender o que estava acontecendo, o que provocou o fato, quando e por quem o texto foi escrito, etc.
3° nível: Leitura Teológica
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
O que Deus representava na situação. O que Deus queria falar para as pessoas da época e o que Deus pode falar hoje através do mesmo texto.
Quando lemos levamos para o texto nossas realidades e curiosidades, mas é importante procurar ler o texto no mesmo Espírito que foi inspirado.
2° passo: Meditação 1 Timóteo 4. 15 e 16

MEDITAÇÃO
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
É vez da interpretação. Primeiro vamos ao texto e depois trazemos o texto até a nossa realidade. Depois ler e entender o texto é preciso fazer uma reflexão sobre o que o texto diz, fazendo um exame pessoal sobre o que o texto significa e o que pede do leitor. Este é um exercício mental (Romanos 12.1 e 2). Meditar é ouvir a voz de Deus através da bíblia.
3° passo: ORAÇÃOFilipenses 4. 6-9


ORAÇÃO

MEDITAÇÃO
LEITURA
Literária
Histórica
Teológica
Depois de ler e entender o texto é hora de orar a Deus sobre o texto. Orar e entregar o fardo. Deus falou através da bíblia e quer uma resposta de nós. A oração é uma resposta a Deus pelo que ouvimos dele. É importante celebrar a palavra orando, cantando, falando e crendo.
4º passoCONTEMPLAÇÃO, Efésios 1. 15-21



CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO


MEDITAÇÃO

LEITURA
Literária
Histórica
Teológica

A contemplação é um patamar sobre a escada. Quando subimops uma escada e chegamos a um ponto principal ou um patamar, sempre olhamos para ver as coisas do alto. É dái que se pode contemplar a interpretação bíblica.
Quando vamos até a palavra levamos nossas dores, realidades e problemas. Ao ler e meditar somos tratados e lapidados por Deus. Quando oramos entregamos a situação para Deus e agora podemos contemplar (ver) as circunstâncias de outro modo, com os olhos de Deus. “Por que não andarmos por vista, mas por fé” (2 Coríntios 5.7). Contemplar é olhar de cima, do jeito de Deus. A leitura orante da bíblia não encerra aqui, mas é um novo começo.
A coluna: DISCIPLINA: 2 Timóteo 3. 14-17



CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO
DISCIPLINA

MEDITAÇÃO
LEITURA
 Literária
Histórica
Teológica
A contemplação é um degrau que fica em cima da oração, mas precisa de um equilíbrio para não desmoronar. Isso é possível através da Disciplina.
Para dar firmeza e segurança para esta escada é preciso disciplina. Sem disciplina tudo desmorona. O Salmo 1 diz que “ Bem aventurado o homem ... que tem o seu prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite... e tudo quanto ele fizer será  bem sucedido” (Salmo 1. 1,2 e 3).
CONCLUSÃO: 2 Timóteo 2. 15
Uma prática estimula e dá base para outra. Nesta escada do conhecimento, um degrau dá base para outro e quem quiser crescer precisa de passo a passo ir caminhando sem desanimar. O conhecimento não vem de uma só vez, mas é um processo contínuo.
Sugiro um exercício de estudo bíblico com 3 minutos para leitura, 3 minutos para meditação e 3 minutos para a oração diariamente. Dentre em pouco, 3 horas será pouco pra você, por causa do prazer que encontrará.
Muitos falam da bíblia, mas poucos deixam a bíblia falar.

BIBLIOGRAFIAZEVINI,Giorgio. A Leitura Orante da Bíblia. São Paulo> Salesiana, 2006.

Estudo Bíblico: Transformando pedras em bênçãos

Gênesis 28.10-19

-Introdução: Certa vez ouvi alguém dizer que ‘quando Deus não muda as coisas, Ele nos muda em relação a elas’. Quando oramos para que as coisas mudem, muitas vezes nós é que precisamos mudar interiormente.
Em muitas situações, tentamos fazer concertos e remendos em nossas vidas, mas na verdade é preciso recomeçar. Não adianta mudar de emprego, casa, cidade, médico, relacionamentos, e tudo o mais sem mudar interiormente nosso viver.
Jacó estava vivendo um momento muito difícil em sua vida. Ao mesmo tempo em que começava um novo tempo de mudanças (v.10). Havia se desentendido com seu irmão Esaú e este queria mata-lo (Gênesis 27.42). Por isso fugiu para a casa de seus parentes e quis encontrar uma esposa para recomeçar sua vida (Gênesis 28.1,2).
Jacó caminhava e estava tão cansado e preocupado que não tinha nem mesmo onde dormir, por isso, quando estava exausto, dormiu sobre uma pedra como travesseiro no meio do caminho (v.11).
Jacó havia recebido a bênção de seu pai Isaque (Gênesis 28.3,4), mas agora receberia a bênção do próprio Deus (Gênesis 28.14).
Muitas vezes estamos como Jacó, fugindo dos problemas, dificuldades na família, carentes da bênção do Senhor, cansados e precisando começar tudo de novo.
Existem pedras tão grandes em nossas vidas que não conseguimos tirar de nosso caminho. É preciso transformar estas pedras para que deixem de ser problemas e se tornem bênçãos.
Como transformar as pedras em minha vida?
Vamos aprender com Jacó, como transformou as pedras de sua vida:
1- Transforme sua pedra em um TRAVESSEIRO“tomou uma das pedras do lugar e fê-la seu travesseiro” v.11
A primeira coisa que aprendemos com Jacó é que em tempos difíceis precisamos encontrar um tempo para descansar no Senhor. Para mudar é preciso parar. Se eu quiser mudar minha direção, devo primeiro parar e então retornar. Não adianta prosseguir se está dando tudo errado.
Jacó descansou no meio da tribulação. Reconheceu que não adiantaria prosseguir cansado como estava, mas precisava parar um pouco antes de continuar e recompor suas energias.
Você está fugindo de seus problemas e cansado como Jacó? Jesus diz para você: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). 
Se você for olhar suas contas, as obrigações mensais, os impostos que vencerão, as coisas que deseja comprar e tudo o que as pessoas querem que você faça, você fica sufocado. Jesus sabia que o pior mal dos últimos tempos seria a ansiedade e a depressão (Mateus 6.25). O ser humano não foi criado por Deus para viver sob pressão e estresse, por isso Jesus mandou olhar para os lírios e passarinhos para aprender sobre o cuidado de Deus sobre nós (Mateus 6.26 e 28).
Se você prosseguir cansado como está, não conseguirá alcançar seu objetivo, por isso “descansa no Senhor e espera nele” (Salmos 37.7). Então tire um tempo para refletir e descansar. Apresente todas as suas ansiedades a Deus em oração (Filipenses 4.6).
Existem pedras no seu caminho? Está difícil continuar sua caminhada?
Descanse no Senhor e Ele vai restaurar a sua vida novamente!
                               
2- Transforme sua pedra em um SONHO“e sonhou” (v.12)
No meio desta dificuldade toda Jacó teve um lindo sonho. Ele viu que aquela pedra seria o primeiro degrau de uma grande escada que de tão alta atingia até o céu. Nesta escada havia um grande movimento de anjos subindo e descendo.
Este sonho seria a força que precisava para inspirar sua vida dali para frente. Sua vida que parecia um pesadelo, agora se transformaria em um sonho de Deus.
Os sonhos se tornam como ideais para nossa vida. Uma razão de acordar, levantar e lutar. Como é triste quando vemos pessoas que desistiram de seus sonhos. Quando encontram uma pedra no caminho, pensam em desistir por que não conseguem mais sonhar. Há muito tempo alguém me ensinou que ‘um homem sem sonho é um homem morto’.
No sonho de Jacó “os anjos de Deus subiam e desciam” (v.12). Isso significa que enquanto descansamos Deus continua trabalhando por nós. Muitas vezes ficamos apavorados pensando o que fazer e queremos resolver tudo do nosso jeito, mas não adianta. Por isso é importante descansar e deixar Deus agir.
Quando oramos existe uma grande movimentação de anjos em nossas vidas, pois os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14).
Você tem um sonho?
Deus quer trabalhar em sua vida e realizar seus sonhos!
3- Transforme sua pedra em um ALTAR“tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna sobre cujo o topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel” v.18-19
Aquela mesma pedra que antes era um problema, Jacó a transformou em um travesseiro para descanso e ali sonhou, agora ele se levanta e transforma a pedra em um altar para adorar a Deus. Aquele lugar foi marcado por aquela pedra e ganhou o nome de Betel que significa ‘casa de Deus’ (v.17).
Muitas pessoas, quando passam por problemas, a primeira coisa que deixam de fazer é orar, ir ao culto e louvar a Deus. Neste momento é que mais precisamos de Deus e devemos orar mais, ler mais a palavra e nos consagrar inteiramente ao Senhor. O diabo gosta de colocar umas pedras no caminho do crente e fica mais alegre ainda quando vê que isso o impede de orar.
Deus não tem culpa de nossos problemas. Muitas vezes as dificuldades que enfrentamos são consequências de outras coisas que fizemos e não podemos culpar Deus por isso. Contudo podemos buscar sua face pedindo sua misericórdia e esperando sua salvação para mudar a nossa sorte.
Como transforme as pedras em um altar para Deus? Um pregador dizia que ‘crente não tem problemas e sim motivos de oração’. Quando fazemos de nossos problemas em motivos de oração, os problemas deixam de ser problemas e se transformam em bênçãos porque vemos Deus agir em nosso viver.
Você está passando por tribulações?
Quanto mais pedras encontrar, adore mais ao Senhor!

Quando houver pedras no caminho, descanse, sonhe e adore!

-CONCLUSÃO“na verdade o Senhor está neste lugar e eu não sabia” v.16
Jacó pensava que estava sozinho e que aquele lugar não tinha a bênção de Deus. Pensou que nunca mais voltaria ali, mas Deus lhe prometeu dar aquela terra (v.15) e que sua família que Jacó pensara que tinha acabado, seria abençoada pelo Senhor (v.14). Aquele lugar difícil foi onde Jacó mais foi abençoado (v.17).
Não adianta fugir de seus problemas. No lugar onde está Deus pode te abençoar, bem como sua família. Se tiver uma pedra aqui e você fugir dela, haverá outras pedras mais adiante. Quando pensamos que tudo está acabado, Deus se levanta para recomeçar por nós e fazer tudo melhor ainda. De tão atribulados pensamos às vezes que Deus não está conosco. Mas você não está sozinho. Deus está contigo!
Aquela pedra que era um problema na vida de Jacó virou um travesseiro para ele descansar em Deus, foi um sonho para ele ver Deus trabalhar em sua vida e também um altar de adoração ao Senhor. Lembre-se que quando encontrar uma pedra em seu caminho e não puder removê-la de tão cansado que estiver ou de tão grande que ela seja você pode descansar em Deus, pode sonhar e adorar ao Senhor!